SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CRÔNICA: “PAUSA” (MOACYR SCLIAR)
A) Para você, o que é “PAUSA”?
B) O que sugere a você um texto cujo titulo é “PAUSA” ?
LEITURA COMPARTILHADA DOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS PARA LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES.
A) Quem seria o Samuel?
B) Para onde ele vai?
C) Por que está saindo?
LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO ATÉ A PARTE EM QUE SAMUEL SE VESTE E SAI DO HOTEL.
A) Você saberia identificar o gênero do texto?
B) Quais as características desse gênero?
C) Você conhece algum autor de crônicas?
SUGERIR QUE OS ALUNOS CRIEM EM DUPLA UM FINAL PARA A CRÔNICA.APÓS A PRODUÇÃO ,SOCIALIZAÇÃO DOS DIFERENTES FINAIS. DEPOIS LEITURA DO FINAL ORIGINAL.
PRODUTO FINAL
Fotografar cenas do cotidiano, criando a partir delas, uma crônica.Confecção de um mural com fotos e texto.Fazer uma intertextualidade com o poema “STOP” ou "COTA ZERO" de Carlos Drummond de Andrade.
COTA ZERO
(Carlos Drummond de Andrade)
Stop.
A vida parou.
Ou foi o automóvel?
Falar sobre: A importância da pausa na música, pausa para um cafezinho, pausa nas atividades do dia-a-dia, nas atividades de esporte como natação e musculação.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO: AVESTRUZ (MÁRIO PRATA)
Oralidade
Passo 1: O avestruz...
O professor levará imagens de várias aves e dentre elas, estará o avestruz. O aluno deverá escolher qual ave é o avestruz.
Em duplas ou trios:
Pesquisa de antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, divididos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar as informações ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.
Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento de outras formas de registro de conhecimentos.
Perguntas do professor:
Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o animal? Qual a sua expectativa?
Passo 2: Lendo o texto...
A leitura será compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece. Será discutido os sentido das palavras marcadas, e depois, o professor fará a leitura.
Depois da leitura, o professor fará a devolutiva quanto às expectativas.
Conscidiu com as expectativas alcançadas?
O professor deverá unir as ideias propostas à proposta do texto.
Passo 3: Interpretando e analisando o texto:
Questões de interpretação nas duplas e trios:
1) Confecção de uma lista de palavras novas:
2) Ilustrar a história:
3) Porque o narrador trocou a palavra “plantação por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?
4) Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual a sua língua?
5)Você gostou do texto? Qual parte?
6) Você já teve vontade de ter um animal exótico?
Atividade de Alfabetização:
1) Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.
2) Cortar o texto em tiras e e pedir para o aluno colocar na sequência textual.
Produção textual:
Reescrita individual do texto.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto “Avestruz “de Mário Prata
Mobilizar o interesse dos alunos antes da leitura feita por eles;
Desenvolvimento das atividades:
Perguntar para a classe , em geral, se eles conhecem um avestruz ;
O que você acha que será tratado no texto?
A partir desse momento, separa-se os alunos em duplas, reunindo um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade, de modo que, um leia para o outro. Em seguida a dupla faz uma relação das palavras desconhecidas, pesquisando-as no dicionário, os alunos com menos dificuldades , ajudando aqueles com mais dificuldades.
Reescrita coletiva do texto
Depois de acharem os significados das palavras e relerem o texto, os alunos serão orientados pelo professor a fazerem a reescrita coletiva do texto, a partir do entendimento que tiveram do mesmo ,sem consultá-lo.
Atividades diversificadas
Jogos para reconhecimento de letras;
Letras , para compor palavras (alfabeto móvel);
Ilustração realizada pelos alunos;
Pesquisa da imagem verídica do avestruz ;
Fazer comparação das imagens pesquisas com a que eles desenharam.
KEZIA KRISTINA DA SILVA
MÁRCIA CRISTINA GARCIA DE OLIVEIRA
MARGARIDA SPIRITO
MARIA APARECIDA LIBBA
MARIA APARECIDA SANDOVAL MIGUEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário