domingo, 16 de junho de 2013

Situações de aprendizagem

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CRÔNICA: “PAUSA” (MOACYR SCLIAR)

A) Para você, o que é “PAUSA”?
B) O que sugere a você um texto cujo titulo é “PAUSA” ?

LEITURA COMPARTILHADA DOS DOIS PRIMEIROS PARÁGRAFOS PARA LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES.
A) Quem seria o Samuel?
B) Para onde ele vai?
C) Por que está saindo?

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO ATÉ A PARTE EM QUE SAMUEL SE VESTE E SAI DO HOTEL.
A) Você saberia identificar o gênero do texto?
B) Quais as características desse gênero?
C) Você conhece algum autor de crônicas?

SUGERIR QUE OS ALUNOS CRIEM EM DUPLA UM FINAL PARA A CRÔNICA.APÓS A PRODUÇÃO ,SOCIALIZAÇÃO DOS DIFERENTES FINAIS. DEPOIS LEITURA DO FINAL ORIGINAL.

PRODUTO FINAL
Fotografar cenas do cotidiano, criando a partir delas, uma crônica.Confecção de um mural com fotos e texto.Fazer uma intertextualidade com o poema “STOP” ou "COTA ZERO" de Carlos Drummond de Andrade.


COTA ZERO
(Carlos Drummond de Andrade)

Stop.
A vida parou.
Ou foi o automóvel?

Falar sobre: A importância da pausa na música, pausa para um cafezinho, pausa nas atividades do dia-a-dia, nas atividades de esporte como natação e musculação.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO: AVESTRUZ (MÁRIO PRATA)


Oralidade

Passo 1: O avestruz...
O professor levará imagens de várias aves e dentre elas, estará o avestruz. O aluno deverá escolher qual ave é o avestruz.



Em duplas ou trios:

Pesquisa de antecipação de leitura:
Levar os alunos para a sala de informática, divididos em duplas/trios. O aluno que tem mais dificuldade em registrar as informações ficará responsável pela pesquisa; e o que tem mais facilidade, faz as anotações.
Pesquisar sobre o animal na sala de informática, sala de leitura: habitat, características, curiosidades, reprodução, alimentação, produtos derivados do animal para consumo.

Socialização de informações e produção de uma ficha técnica; e o professor levará uma enciclopédia antiga mostrando no livro, informações para os alunos. A enciclopédia circulará na sala de aula, sob visualização dos alunos; para conhecimento de outras formas de registro de conhecimentos.

Perguntas do professor:

Tendo em vista da pesquisa realizada:
Levantamento de hipóteses: O que o título sugere? Será uma história de avestruz? A história vai contar o que sobre o animal? Qual a sua expectativa?

Passo 2: Lendo o texto...

A leitura será compartilhada, tendo em vista aquele aluno que não lê; marcando as palavras que não conhece. Será discutido os sentido das palavras marcadas, e depois, o professor fará a leitura.

Depois da leitura, o professor fará a devolutiva quanto às expectativas.

Conscidiu com as expectativas alcançadas?
O professor deverá unir as ideias propostas à proposta do texto.

Passo 3: Interpretando e analisando o texto:

Questões de interpretação nas duplas e trios:

1) Confecção de uma lista de palavras novas:

2) Ilustrar a história:

3) Porque o narrador trocou a palavra “plantação por “criação” em “Tem uma plantação, digo, criação deles”?

4) Qual o verbete científico que aparece no texto? Qual a sua língua?

5)Você gostou do texto? Qual parte?

6) Você já teve vontade de ter um animal exótico?

Atividade de Alfabetização:

1) Retirar um parágrafo, e dele, retirar algumas palavras e fazer um banco de palavras. Pedir para o aluno completar com as palavras que faltam.

2) Cortar o texto em tiras e e pedir para o aluno colocar na sequência textual.

Produção textual:

Reescrita individual do texto.



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto “Avestruz “de Mário Prata

Mobilizar o interesse dos alunos antes da leitura feita por eles;

Desenvolvimento das atividades:

Perguntar para a classe , em geral, se eles conhecem um avestruz ;

O que você acha que será tratado no texto?

A partir desse momento, separa-se os alunos em duplas, reunindo um aluno com mais dificuldade e outro com menos dificuldade, de modo que, um leia para o outro. Em seguida a dupla faz uma relação das palavras desconhecidas, pesquisando-as no dicionário, os alunos com menos dificuldades , ajudando aqueles com mais dificuldades.

Reescrita coletiva do texto

Depois de acharem os significados das palavras e relerem o texto, os alunos serão orientados pelo professor a fazerem a reescrita coletiva do texto, a partir do entendimento que tiveram do mesmo ,sem consultá-lo.

Atividades diversificadas

Jogos para reconhecimento de letras;

Letras , para compor palavras (alfabeto móvel);

Ilustração realizada pelos alunos;

Pesquisa da imagem verídica do avestruz ;

Fazer comparação das imagens pesquisas com a que eles desenharam.


KEZIA KRISTINA DA SILVA

MÁRCIA CRISTINA GARCIA DE OLIVEIRA

MARGARIDA SPIRITO

MARIA APARECIDA LIBBA

MARIA APARECIDA SANDOVAL MIGUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário