domingo, 9 de junho de 2013

A  LEITURA E OS CONTOS DE FADAS
     Desde muito criança os contos de fadas me seduziram para o mundo mágico da leitura . O primeiro contato com os livros não se deu muito cedo, pois eu era de família humilde, pais com pouco estudo, era raro ter em casa livros, revistas, jornais. Mas eu adorava ouvir as histórias de minha avó. Ela ouvia contos de fadas pela rádio e depois os contava para os netos antes de dormir. Ah, ali eu virava princesa e viajava por castelos  e outros lugares maravilhosos, assim como  no depoimento  de Newton Mesquita, eu encontrava nessas histórias várias possibilidades de me transportar para um mundo fantástico, cheio de aventuras, assim como as crianças gostam. Já estava na quarta série do primário, atual quinto ano do ensino fundamental ,  quando a professora  levou para a aula esses contos e foi  ai que obtive a sorte de ter nas mãos o contato magnífico com esses clássicos da  literatura infantil, agora não mais ouvindo , mas lendo, manuseando, sentindo o toque das folhas e vivenciando novamente toda a emoção dos belos contos de fadas.
     É muito bom relembrar e voltar a infância, pois um bom livro revira o baú das lembranças e, de repente, estacionando os olhos numa ou noutra página, podemos nos reconciliar com alguma experiência antiga e assim compreendermos um pouco mais o nosso passado.

                                                    Maria Aparecida Sandoval Miguel
                                                                                                                                                                           

Um comentário:

  1. Olá Maria! Eu também gosto muito de contos de fadas, mas infelizmente ninguém lia para mim, porque não tinha livros em casa, eu fui ler mesmo
    na escola, depois que aprendi a ler, pegava sempre livros de contos de fadas para ler em casa!
    Um abraço!

    ResponderExcluir