quinta-feira, 6 de junho de 2013

Minha paixão pelas palavras e idiomas

Minha primeira sala de aula foi na escola da Fazenda Santa Lúcia do Paredão, em Dois Córregos e era no velho estilo de Salas-Agrupadas, ou seja, todas as séries em uma mesma sala e eu me lembro que frequentei a 1ª e a 2ª séries nessa Escolinha da Fazenda.
Quando então eu me mudei para Jaú, num mês de Abril, com o ano letivo que já iniciado, foi um choque muito grande para mim, que era toda tímida e inibida.
Tanto o ensino quanto o ambiente escolar me eram hostis e comecei a enfrentar problemas terríveis de aprendizagem, principalmente na Matemática.
Lembro que constantemente minha mãe era chamada na Escola Dr. Lopes Rodrigues para ouvir as queixas da professora que dizia que eu vivia lendo gibis/almanaques do Tio Patinhas, Zorro, Fantasma, em plena aula.
Numa dessas convocações que a escola fizera para minha mãe, a professora novamente reclamou que eu "escondia" um gibi no meio do caderno ou livro de matemática e minha mãezinha então replicou: " E esses gibis que ela lê, são, por acaso, alguma leitura proibida? E se ela ficasse conversando e atrapalhando a aula? "
 A solução então foi contratar algumas aulas de matemática com um professor e depois algumas aulas de redação com a professora de português, a quem eu pagava com  serviços em sua residência.
Fiquei tão "esperta" que resolvi estudar Inglês e depois fazer Faculdade de Letras.
Por causa desse meu gosto pela leitura e devido à minha aprendizagem que então tomara rumos incríveis me tornando uma apaixonada professora de Inglês e Português, ganhei uma viagem incrível pela Londres, quando então servi de intérprete para um amigo que para lá viajaria.
Penso que essa mesma paixão pelas letras, palavras, idiomas e livros eu herdei para minha filha , que hoje também ministra aulas de Inglês numa escola de idiomas e que no próximo dia 22 de junho, viaja para o Canadá para um curso de aperfeiçoamento.
Costumo dizer que, ela e eu, além de mãe e filha, somos almas gêmeas e totalmente afins.

4 comentários:

  1. Olá, equipe Ke máximo. Um abraço a todas vocês...
    Adorei o seu depoimento, Meg. Também tenho sonhos de conhecer um outro país e falar a língua inglesa. Adoro a Língua Portuguesa, mas tb sou apaixonada pelo inglês. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue a sonhar, continue a sonhar !!!!(Just keep swimming, just keep swimming - adoro essa fala da Peixinha Dóris do "Nemo")

      Excluir
  2. Olá Meg Spirito! Eu também aprendi a ler com sete anos em uma escolinha no sítio, fiquei muito feliz quando aprendi a ler e nunca mais parei, gosto muito! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços a você, Vera e obrigada por acessar o nosso blog.
      Não repare que eu ainda não sei utilizar esse recurso.

      Excluir