quinta-feira, 6 de junho de 2013

Minha história de leitura

Minhas experiências iniciais de leitura foram marcadas pela sensibilização e vontade de ser a personagem, que mais tarde, entendi que se tratava da catarse. Lembro de quando bem pequena, eu sentada em um quartinho do fundo da minha casa, lendo os gibis da turma da Mônica, Tio Patinhas e Zé Carioca. 
Quando mais velha, na terceira e quarta série, eu li Monteiro Lobato... Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, A Reforma da Natureza, Histórias de Tia Nastácia... Eu queria morar no Sítio, rir de Emília, brincar com Pedrinho e Narizinho, ver Dona Benta contar histórias e me aventurar nos mundos que a turma do Sítio me levava.
Lembro de ter lido Marcelo Marmelo Martelo, Menina Bonita do laço de fita, O Menino Maluquinho, O Reizinho mandão, Lúcia já vou indo, O mágico de Oz...  
Felicidade foi quando minha mãe fez a carteirinha da biblioteca municipal para mim e para a minha irmã, e então na quinta, sexta, sétima série, era um livro por semana: li praticamente toda a Série Vagalume: Meninos sem Pátria, O Escaravelho do Diabo, Tráfico de Anjos, Na mira do vampiro, O desafio do Pantanal, Açúcar Amargo, O Preço da Coragem, A Ilha Perdida, A Ilha do Tesouro... Li Pollyanna, Pollyanna Moca, A Pirâmide Maldita. Eu acompanhei Sherlock Holmes em suas descobertas e chorei lendo Nó na Garganta e Sozinha no Mundo.
Já no ensino médio, o livro já não proporcionava mais aquele mundo fantástico, mas me ajudava a compreender a vida: li Lygia Fagundes Telles, Rubem Alves e me encantei com a personalidade de Aurélia Camargo e com os escritores modernistas. Li as Crônicas de Nárnia, Sonho de uma noite de verão, Éramos seis. Me apaixonei por Drummond, Vinícius e Clarice Lispector. Vivenciei Madame Bovary, O Crime do Padre Amaro e Escrava Isaura. Defendi Capitu e Madalena, e solidarizei-me com a Macabéa e Fabiano; e por inúmeras vezes, eu quis fugir para Pasárgada. 
E hoje, sou uma leitora assídua. Quando fico muito tempo sem ler, é como se faltasse algo. Semana passada li Tristão e Isolda, nessa, estou lendo Edgar Allan Poe, Histórias Extraordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário