quinta-feira, 6 de junho de 2013

Como começou meu interesse pela leitura.



Como começou meu interesse pela leitura.
Eu cresci vendo minha mãe lendo revistas de foto novelas em quadrinhos, de vez em quando eu pegava as revistas dela para ver o que prendia tanto minha mãe à leitura, e lia também, um detalhe , nós não tínhamos dinheiro para gastar com essas coisas, as revistas eram todas emprestadas ou doadas, minha mãe era cozinheira de uma família de fazendeiros que moravam na cidade de São Paulo e eles vinham passar os finais de semana prolongado na fazenda e traziam sua domesticas e babas, que traziam as revistas para nós. A minha maior alegria foi quando eu descobri um baú cheio de revistas em quadrinhos, e  a partir daí , quando os patrões não estavam , eu ia até o baú e lia tudo que podia, Fantasma, Capitão Marvel, Mary Marvel, Tio patinhas, Pato Donald, tudo que eu encontrava pela frente, depois devolvia tudo no lugar. Aquele baú pra mim era mágico, a sensação que eu tinha quando o abria e encontrava todas aquelas revistas era incrível. Depois disso, eu comecei a freqüentar assiduamente a biblioteca da escola, gostava muito de ler romances e aventuras. O prazer em ler poesias eu adquiri depois de adulta, pois quando era jovem não entedia as poesias e por isso achava que eram muito chatas. Hoje ao contrário eu gosto mais de poesias, leio muito e escrevo poesias , pena não ter muito tempo para me dedicar totalmente, mas o farei quando eu me aposentar, acho que nunca é tarde, como o depoimento de Clair Feliz Regina, de 80 anos que está prestes a se aposentar e disse que vai escrever poesia, pois ela ama poesia.
Eu incentivo e cobro bastante meus alunos a lerem de tudo, e fico feliz quando muitos deles vêm falar comigo, querendo contar sobre o que leram, todos entusiasmados, o entusiasmo de quem está se maravilhando em descobrir um mundo diferente, onde a gente pode viajar a hora que quiser, experimentar sensações diferentes, descobrir um mundo novo ,o mundo dos livros, o mundo da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário